quinta-feira, 24 de setembro de 2009


No decorrer de quase 10 anos fotografando mulheres de todas as idades e tipos físicos, percebemos que a sensualidade não está exclusivamente associada à juventude e a um corpo escultural. Ela está na essência de cada mulher, no seu jeito, como se toca, um sorriso, a maneira como olha, se movimenta... São muitas particularidades, sendo que cada uma delas é insubstituível para compor diferentes mulheres.

“Existe um vulcão dentro de cada mulher e, às vezes, é necessária uma faísca para acender esta chama”, acredita Luciane, cliente da Almas Nuas que realizou seu ensaio sensual aos 48 anos. “A partir daquele dia, tudo mudou”, conta, ao explicar que seu ensaio despertou o “mulherão” que estava adormecido. A sessão de fotos, como ela relembra, foi natural, delicada e sem vulgaridade. O presente, na verdade, foi entregue a ela mesma: “Não condiciono o meu bem-estar à presença de outra pessoa”. Nada como a autoconfiança trazida pela maturidade, não é mesmo?

Em 2007, a atriz Sophia Loren fez um ensaio sensual para o famoso calendário da Pirelli, aos 72 anos. O resultado: fotos lindas e exuberantes. Durante os ensaios da Nude, já tivemos o prazer de fotografar mulheres com mais de 60 anos. Cada uma delas tem um motivo para estar lá, seja na intenção de realizar o sonho de posar para um ensaio sensual, o desejo de se ver e se sentir bonita ou simplesmente a vontade de surpreender o companheiro, mostrar que o tempo passa, o nosso corpo se modifica, mas existe vida, paixão e desejo independentemente da idade.

Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, a mulher madura se entrega mais para as fotos e possui menos encanações com o corpo. Ela simplesmente quer viver e registrar o momento. Para nós, fotógrafas, o resultado deste trabalho é inexplicável. Costumamos nos divertir muito durante o ensaio e, no final, o que fica é uma sensação boa e um brilho no olhar da cliente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário